Na passada quinta-feira estive numa conferência onde o famoso Sr. Marcelo Rebelo de Sousa discursou sobre a doutrina social da Igreja na defesa dos direitos humanos. Foram mais de duas horas e meia onde ele discursou com a sua linguagem acessível e muito própria como todos conhecem.
Fez uma resenha histórica sobre a origem dessa doutrina, os seus teores, implicações etc.
Numa simbiose religião/política explicou o porquê delas se interligar, principalmente quando um estado ao longo da sua origem pouco ligou ás questões sociais... O comentador lamentou a excessiva laicização da sociedade, que prejudica, para si, a afirmação da liberdade religiosa de cada indivíduo na sociedade, afirmando o seu testemunho de fé.
Reafirmou-se Cristão dizendo que foi cristão antes de ser cidadão, e como tal cria uma exigência ainda maior. Pois não basta dizer-se Cristão, pois esse facto obriga-nos também á acção na solidariedade social.
Foi bom em Abril haverá mais com outro orador, vou ficando atento...
P.S. O HI5 do Sr. Bispo aqui anunciado é falso... 
P.S. A não ida do Papa à universidade afinal houve outras razões (disse Sr. Marcelo Rebelo) e confirmadas pelo Site Ecclesia pois o grupo contestatário é minoritário e está para breve nova data para a visita... 
Boa Semana!
De
Joana a 21 de Janeiro de 2008 às 10:58
Tenho muita pena de não ter podido participar... Que já me disseram que foi sensacional...
Quanto à excessiva laicização da sociedade que prejudica na liberdade religiosa... Concordo plenamente...
Ainda bem que temos pessoas assim na nossa sociedade... :)
Boa semana...*
De
Secreta a 21 de Janeiro de 2008 às 11:49
Boa semana :)
Não ficaria nada surpreendido se esse senhor ainda chegar a Presidente ou Primeiro Ministro. Como professor catedrático que é, com tudo na ponta da língua, está apenas a um passo (se ele o desejar) de conquistar o eleitorado português.
Comentar post