Domingo, 18 de Novembro de 2007

Estaladas?...

No jornal este fim de semana li esta notícia: “Um procurador do Ministério Público de Castro Daire considerava que duas estaladas dadas por um catequista a um menor de 13 anos, que o puseram a sangrar dada a violência do acto, não eram crime e integravam-se no “poder-dever de correcção” que é conferido a quem ministra a catequese.”
 
A procuradora do Ministério Público que ficou encarregada do inquérito afirmou depois que não tinha sido cometido qualquer crime de agressão. Argumentava que as estaladas haviam sido dadas no exercício de um direito, o que era causa de exclusão da ilicitude.

A Relação do Porto, num acórdão extenso onde até se questiona a legitimidade de um castigo corporal dado pelos próprios pais, teve uma posição diferente. Tal como, aliás, já tivera o juiz de primeira instância, que decidira pronunciar o arguido contra o desejo do Ministério Público. “Considero não existir qualquer direito de castigo corporal por parte dos catequistas que possa ser invocado, ... num despacho onde acusava o catequista, do crime de ofensas corporais simples.”
 
Um caso curioso que podem ler aqui e que me deixa sempre perplexo... Segundo consta o catequista deu duas estaladas para manter a ordem , num acampamento, ao ponto de por a sangrar o jovem?!... Ao ser verdade foi um acto de violência inadmissível, ponto final! Mas como não confio a 100% nos jornais, apraz-me esta questão: será que houve mesmo sangue? Violência no acto?... Quem nunca acampou ou esteve com um grupo de jovens adolescentes, no auge das hormonas e onde um ou dois mais “espertalhões” gostam de semear a confusão deixando o monitor do grupo de cabeça virada, terá dificuldades em entender o que é gerir um grupo assim durante a noite, longe da casa dos Pais...
 
 É óbvio que não é com violência que se resolve, seja o que for, muito menos um encontro onde a obrigação do catequista é ser testemunha do amor de Jesus... Mas as nossas catequeses, por vezes, são frequentadas por jovens que não buscam Jesus, e apenas a boa vontade do catequista não é formação suficiente para gerir essas rebeldias inerentes á idade.
 
 Quantas as vezes um simples chamar de atenção aos meninos, não desperta nos progenitores uma sede desforra sobre o responsável? Quantos professores não são ameaçados pelos pais?....
 
 
Como Pai de um adolescente e como catequista de adolescentes que sou, reconheço a grande dificuldade em educar nestas idades, mesmo com formação e ponderação. Mas à chapada é que não... Só com paciência e amor infinito de Jesus.
 
 
Boa semana!
tags:

by pdivulg às 23:54
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Galeriacores1 a 19 de Novembro de 2007 às 13:58
O grande problema segundo esta notícia específica é o facto de muitos se dizerem Católicos mas que na realidade não o são. Em primeiro lugar esse jovem naturalmente que mereceu as estaladas porque, na minha opinião, se fosse Católico não teria feito o que fez para as merecer e, em segundo lugar, o Catequista se fosse Católico a sério também não teria obviamente aplicado tão forte medida de punição, enfim, este mundo está cada vez pior e o que falta realmente cada vez mais, tanto nas famílias como na sociedade em geral, é uma boa educação.
Eu pergunto, se alguns pais não educam os seus filhos como poderão estes ser educados? E a mania das pessoas se dizerem de Católicas enquanto não o são. Vale a pena salientar que na maioria das vezes são esses que, não tendo nenhuma educação, acabam por influenciar todos os demais.


De Jorge Oliveira a 19 de Novembro de 2007 às 14:31
Também concordo contigo, sou contra a violência, mas olha que às vezes o que falta a algumas crianças (adolescentes) é um bom par de bofetadas.


De Mãe da pitukinhas a 19 de Novembro de 2007 às 15:12
Também concordo plenamente consigo, acho mesmo que o problema de hoje em dia é a educação dada pelos Pais. Eu também andei na catequese e até num grupo de jovens quando adolescente e eles nunca tiveram problemas desses género connosco , porque havia respeito e educação.


De marlenemaravilha a 19 de Novembro de 2007 às 15:17
Sou contra qualquer ato de violencia.
Se a pessoa, em questao, praticou mesmo tal ato de violencia, nao deveria estar a frente de um grupo de jovens num acampamento quer seja religioso ou nao. Religioso entao, fica um pouco pior. Tal pessoa deveria estar apta a tolerancia e longanimidade em lidar com hormonios adolescentes.
Uma linda semana!racos


Comentar post

=>postas recentes

=> Uau Isto ainda funciona.....

=> Mudança dos tempos

=> Ponto final

=> 95 Primaveras

=> Festa da Fé_Leiria 2010

=> Coleccionando flores....

=> Passatempo

=> Para onde vais Portugal

=> Os tempos mudam

=> O CÚMULO DA IRONIA .........

=>arquivos

=> Novembro 2019

=> Outubro 2010

=> Julho 2010

=> Maio 2010

=> Dezembro 2009

=> Outubro 2009

=> Abril 2009

=> Fevereiro 2009

=> Janeiro 2009

=> Dezembro 2008

=> Novembro 2008

=> Outubro 2008

=> Maio 2008

=> Abril 2008

=> Março 2008

=> Fevereiro 2008

=> Janeiro 2008

=> Dezembro 2007

=> Novembro 2007

=> Outubro 2007

=> Setembro 2007

=> Julho 2007

=> Junho 2007

=> Maio 2007

=> Abril 2007

=> Março 2007

=> Fevereiro 2007

=> Janeiro 2007

=> Dezembro 2006

=> Novembro 2006

=> Outubro 2006

=> Setembro 2006

=> Março 2006

=>pesquisar

 

=>Novembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


=>Escreva-me: pdivulg@sapo.pt

=>mais sobre mim


=> Perfil

=> seguir perfil

. 7 seguidores

=>tags

=> todas as tags

SAPO Blogs

=>subscrever feeds