Já o disse mais vezes, e volto a reafirmá-lo: Acredito em Fátima!
Não, não são histórias inventadas por um interesse mais ou menos obscuro. Em Fátima algo de diferente lá aconteceu. Como é que sei?
Simples o meu Bisavô esteve lá. Pois é o Sr. Manuel Vicente Marques esteve presente na altura em que se deu o famosos milagre do sol, que hoje tantos querem fazer acreditar que não passa de um “embuste” da Igreja para o negócio.
Na altura Fátima nada tinha, mas as pessoas dos arredores ouviram falar dos meninos dos Valinhos que teriam visto a Nossa Senhora. Claro, na altura não havia internet, mas estas notícias voavam... E nesse famoso dia 13 muitos rumaram a Fátima para ir lá ver, porque iria haver um sinal, e o meu bisavô lá foi, provavelmente a cavalo pois faltava-lhe uma perna que perdera na guerra com gangrena. E nesse dia algo de extraordinário aconteceu ao sol.
Hoje quem critica, na altura também muitos criticavam que o diga o jornalista do jornal O Século, ateu de convicção, ele próprio ficou espantado com o que aconteceu naquele local, o sinal que a Nossa Senhora prometera.
Eu claro não estive lá mas tenho relatos escritos dessa época pois um Tio-avô meu, escreveu aquilo que o Pai contava. Assim hoje eu não duvido de Fátima. Acrescento as palavras sábias de Jesus “Feliz aquele que acredita sem ter visto...”
Mas há algo de errado em Fátima. Este fim de semana peguei nos jornais locais (e não só) e fico abismado olhando para as capas desses jornais: “Nova basílica paga a pronto 60 MILHÕES de euros” Vejo, milhares de pessoas que perante a infelicidade da vida dão tudo para tentar resolver os seus problemas e o santuário gasta o dinheiro construindo uma basílica de 60 milhões?... O País está de “tanga”, o desemprego ou o emprego precário bate á porta de tantos e em Fátima constroi-se uma Basílica de 60 Milhões?...
De gosto arquitetónico duvidoso comparado com aquilo que existe hoje em seu redor, aquele amontoado de cimento redondo no antigo local da cruz alta e túnel é muito discutível. Mais ainda, será que alguém deixou de ir às cerimónias por causa do sol ou da chuva? O espaço existente, belo e simples não era mais expressão da Igreja de Jesus, do que este monumento repleto de “obras de arte” encomendadas a artistas estrangeiros? O que se faria de bem com 60 MILHÕES de Euros???
Sr. Reitor é mau tom ir diante dos jornalistas em vésperas de 13 Maio dizer que, as obras ficarão em cerca de 60 MILHÕES e que será pago a pronto, quando esse dinheiro vem de muito sofrimento e tanto bem poderia fazer...
Nesta Fátima Eu não acredito...