Quinta-feira, 2 de Novembro de 2006

Foto Levindo Carneiro
Hoje é dia dos “fieis defuntos”. Este “dia é uma continuação lógica da festa de Todos os Santos. Se nos limitássemos a lembrar os nossos irmãos Santos, a Comunhão de todos os crentes em Cristo não seria perfeita.” (agencia Ecclesia)
A propósito de morte, venho manifestar a minha tristeza com notícias como esta: “Donald Beardslee, condenado à morte pelo assassínio de duas mulheres num caso que envolveu drogas, foi executado esta quarta-feira. Trata-se da primeira vez em três anos que a pena capital é aplicada na Califórnia.” (notícia de 19-01-2005) Será que um País é tanto mais “moderno” quanto menos tolerante for para com os seus delinquentes? Ou será a única forma em manter a ordem?... Penso que não. Na minha opinião, o que deveria haver para criminosos graves, seriam trabalhos esforçados. Para que, ao serem forçados a desempenhar uma tarefa, tenham de meditar no acto cometido. Aliás é para isso que servem as penas de condenação, são uma forma de mostrar ao condenado o que de errado foi efectuado, e poder “sofrer um castigo” proporcional. Se não houver pena, provavelmente o delito continuará. Se for condenado á morte surge-me a questão: "quem tem o direito de matar outro ser inpunemente", apenas porque a lei o permite?! Então mas matar nesse caso não é crime?...
A pena de morte é inadmissível, aos olhos de um mundo dito civilizado. Mas no meio de tudo isto há algo que me choca ainda mais... Quando vi não quis acreditar, mas infelizmente é verdade... Catecismo da Igreja Católica Artigo 2267 “O ensino tradicional da Igreja não exclui, depois de comprovadas cabalmente a identidade e a responsabilidade de culpado, o recurso à pena de morte, se essa for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto.”
Estou sem palavras...
Sinto-me: 
Tristemente triste
De
Lara & Lu a 2 de Novembro de 2006 às 09:06
Isto foi um assunto que sempre pensei bastante, mas n sei bem o que pensar, por um lado acho que há quem o mereca, por exemplo violadores de crianças. Mas por outro lado, so Deus tem o direito de tirar a Vida a alguem... Beijos
Existem, como sabe, muitas contradições nos ensinamentos e leis da Igreja Católica, inclusive na própria Bíblia que, por vezes, até criam sentimentos de revolta e consternação, sobretudo para aqueles que, como eu, são defensores da justiça e da verdade.
A pena de morte é um assunto extremamente polémico e controverso. Todavia, partilho inequivocamente da mesma opinião aqui tão bem expressa no seu post .

De
Secreta a 2 de Novembro de 2006 às 15:59
Em determinados casos , sou a favor da pena de morte.
Matar é mal , de facto , mas mts dos condenados a pena de morte não pensam nisso , n é ? São de uma frieza tal , que não há nada que os "castigue" .
Beijito.
Gostei muito deste teu post.Sou totalmente contra a pena de morte, não há qql motivo para tirar a vida a alguem !!
Bj*
De anonimo a 25 de Fevereiro de 2007 às 00:55
Este post já é um pouco antigo, mas gostaría ainda assim de deixar um comentário.
Há muitas formas de interpretar o que diz a Bíblia e qualquer outro documento da Igreja.
O melhor mesmo é prestar atenção ao que dizem os seus representantes (a começar pelo topo: o Papa e o Vaticano, já que senão voltamos à mesma confusão...) - hoje, a Igreja Católica é claramente contra a pena de morte, vindo muitas vezes a público pedir a comutação desta pena em casos concretos.
Vejam em
http://penademorte.enaoso.net/index.php?op=refe&ref=2007022403
Comentar post