=>Carpe diem quam minimum credula postero

Quinta-feira, 5 de Abril de 2007

Páscoa

Chegamos a um fim de semana prolongado,   pelo menos para muitos, também para mim...
 Deixo aqui os meus votos de excelente Páscoa e que esta seja símbolo de mudança nas nossas vidas, para melhor claro! Boa Páscoa e cuidado com as amêndoas em excesso...
E já agora sabia que:
 
 
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimónias religiosas.
 
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
 
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
 
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes,representando a luz solar, dados como presentes. A origemdo símbolo do coelho vem dofato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
 
 Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
 
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
 
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
 
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderesafrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
 
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
 
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.
 
E o coelho?
 
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
 
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los aseus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grandecoelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
 
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
 
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
 
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho deNicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
 
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
 
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronómico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
 Desconheço a fonte
tags:

by pdivulg às 00:41
link do post | comentar | favorito
|
15 comentários:
De Marlenemaravilha a 5 de Abril de 2007 às 07:43
Fiquei feliz ao ler as palavras carinhosas que deixaste no meu canto! Obrigada por conhecer-me mais um pouco.
Feliz Páscoa para ti e tua família na presença do REi!
Excelente post!
abraços















De Secreta a 5 de Abril de 2007 às 08:30
Olá .
Hoje já aprendi mais um pouco , como se costuma dizer , de manhã é que se começa o dia :D
Boa Páscoa e bom fim de semana prolongado ( eu só volto na 3f) :)
Beijito.


De Galeriacores1 a 5 de Abril de 2007 às 11:03
O poste está muito informativo. Aproveito esta oportunidade para lhe desejar uma Santa Páscoa repleta de muito AMOR, PAZ e ALEGRIA.


De Regina a 5 de Abril de 2007 às 11:32
Bom dia Paulo!
Queria deixar-te uma mensagem bem bonita e cheia de carinho para homenagear a nossa amizade!
Pensei em algo simples, pois o meu desejo é te deixar feliz e te fazer sentir, o quanto é importante ser amigo, estar sempre de alto astral, rodeado de energias positivas e de pessoas que nos querem bem!
É verdade que a vida agitada, nos deixa um pouco de fora da vida dos amigos.
E no dia-a-dia, parece que já não sobra tempo para dizer o quanto as pessoas que estão ao nosso redor nos são queridas e importantes...
É por isso, que hoje senti necessidade de dizer o quanto você é importante.
Sendo assim, resolvi aproveitar esta época de Páscoa, para largar tudo que eu estava fazendo e vir te visitar para dizer que a sua amizade é preciosa para mim e que você estará sempre num lugarzinho especial do meu coração!
A Páscoa é amor, fraternidade, união, e o meu desejo é que o seu domingo seja muito Feliz e Abençoado!
E que eu possa continuar tendo uma amizade tão especial como a sua!
Feliz Páscoa!
Um abraço com todo meu carinho
Regina


De elsa nyny a 5 de Abril de 2007 às 18:20
Olá!!!

Desejo-te uma Boa páscoa!!!

beijunhos!!!
:)


De padeiradealjubarrota a 5 de Abril de 2007 às 21:23
Boa Páscoa!... Páscoa, no seu verdadeiro sentido= a Ressureição! As outras explicações, interessantes, desconhecia.


De Um Poema a 6 de Abril de 2007 às 15:41
Páscoa Feliz!

Um abraço


De TiBéu ( Isa) a 6 de Abril de 2007 às 19:38
Passei para te desejar uma boa Páscoa e bom fim de semana. Bj


De Joana a 6 de Abril de 2007 às 22:21
Desejo uma Santa e Feliz Páscoa a ti e a toda a tua família... E também a todos aqueles que navegam neste espaço de bem...

Fiquem em Paz... E que o Senhor vos acompanhe...


De delta a 7 de Abril de 2007 às 00:26
Votos de uma Páscoa feliz!!!



Comentar post

=>A Foto do dia

=>postas recentes

=> Mudança dos tempos

=> Ponto final

=> 95 Primaveras

=> Festa da Fé_Leiria 2010

=> Coleccionando flores....

=> Passatempo

=> Para onde vais Portugal

=> Os tempos mudam

=> O CÚMULO DA IRONIA .........

=> Anedota da Páscoa

=>arquivos

=> Outubro 2010

=> Julho 2010

=> Maio 2010

=> Dezembro 2009

=> Outubro 2009

=> Abril 2009

=> Fevereiro 2009

=> Janeiro 2009

=> Dezembro 2008

=> Novembro 2008

=> Outubro 2008

=> Maio 2008

=> Abril 2008

=> Março 2008

=> Fevereiro 2008

=> Janeiro 2008

=> Dezembro 2007

=> Novembro 2007

=> Outubro 2007

=> Setembro 2007

=> Julho 2007

=> Junho 2007

=> Maio 2007

=> Abril 2007

=> Março 2007

=> Fevereiro 2007

=> Janeiro 2007

=> Dezembro 2006

=> Novembro 2006

=> Outubro 2006

=> Setembro 2006

=> Março 2006

=>pesquisar

 

=>Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


=>A passagem do dia

=>A citação

=>Escreva-me: pdivulg@sapo.pt

=>O Tempo por cá

=>Fases da lua


moon phases
 

=>Contador

=>mais sobre mim

=>tags

=> todas as tags

=>O meu selo

PDivulg

blogs SAPO

=>subscrever feeds