=>Carpe diem quam minimum credula postero

Quarta-feira, 28 de Março de 2007

Fé versus tradição

 
 
A Fé é uma opção pessoal, que dificilmente se explica mas que se sente no coração. Seja qual for Católica, Protestante, Judia ou outra deve servir como alimento para a vida e é bom que o estado esteja separado dessas questões transcendentes.
 
 Estamos a caminho da Páscoa e nesta época por tradição, em muitas terras se fazem celebrações populares nas ruas chamadas “Via Sacra” onde se evocam os passos dolorosos que Jesus passou até à cruz. Tem-se dramatizado por muitos lugares estes acontecimentos, eu mesmo estive vários anos envolvido com grupos de Jovens na realização dessas celebrações, onde através do teatro, conseguimos reviver de uma forma mais presente os acontecimentos de Jesus. Relembro um desses trabalhos que realizei com o grupo Laços Azuis, onde em vários locais da freguesia de Parceiros levamos uma dramatização, acompanhada ao som do Frei Hermano da Câmara, que levou muita gente às lágrimas, porque nesse momento o sofrimento de Jesus estava a ser sentido por toda a assistência, que rezava e nos acompanhava naqueles passos.
 
 No entanto com o passar do tempo, parece-me que essa dramatização passou para o plano apenas do espectáculo. Onde uma multidão de pessoas acompanham os passos do actor, em vez de ser uma vivência passou a ser um teatro. Tenho sentido, talvez falho meu, que se está a fazer desse ritual Católico, um chamariz para o turismo... Que o digam as gentes de Ourém onde na sexta-feira Santa se enchem as muralhas do castelo para assistir à Via Sacra... E já que a moda do turismo religioso funciona, em Óbidos faz-se o mesmo... Isto será Fé? Não me parece...
 
 Mais ainda a notícia diz assim: As cerimónias religiosas da Semana Santa iniciam-se no dia 31 de Março e terminam no dia 8 de Abril. Durante este período, Missas, Procissões e outras Celebrações terão lugar nas várias igrejas da Vila, destacando-se o Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa. Por forma a enriquecer o programa religioso, a Câmara Municipal de Óbidos propõe um programa cultural repleto de actividades artísticas e culturais visando agradar aos milhares de visitantes que escolhem Óbidos como destino nesta época do ano. “
 
A Câmara quer enriquecer o programa religioso?!... Sinceramente! Ou se trata de um teatro paganizado ou de uma oração cristã, misturas não obrigado!
Fonte Aqui

by pdivulg às 00:25
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Joana a 28 de Março de 2007 às 02:40
É incrível a forma como as pessoas conseguem misturar a religião com atracções turísticas, de espectáculo, de programa das festinhas da terra... Enfim.... Saberão aquilo que estão a dizer??? Não me parece...

Infelizmente... Por aquilo que ouço e vejo... Aqueles que estão completamente por fora daquilo que é a verdadeira Igreja actual... Acham que realmente tudo o que se passa é para fazer espectáculo... E de certa forma parece que querem dizer que já não existe nada de religioso naquilo em que acreditamos...
Sinto-me triste ao ver a forma como as pessoas pensam e actuam... E magoa-me muito este caso aqui apresentado... É que mostra que para quem escreveu isto é um autêntico programa de festas... Enfim... "Perdoa-lhes Senhor, que eles não sabem o que fazem..."

Quanto à questão da Igreja ser separada do Estado... Concordo plenamente...
Há uns dias... Numa aula... Alguém diz que as homilias feitas nas igrejas... Só servem para manipular a cabeça às pessoas que lá estão... De forma a que elas não possam pensar e ficarem apenas com aquela ideia... Eu só pensava... "Mas esta, por acaso sabe o que é uma homilia? E qual o seu objectivo? Não sabe mesmo nada..."
Com estes pensamentos... E com a continuação da conversa... Mando uma "boquinha" para o ar... Mas a pessoa que tanto refilava não ouviu... Eu só disse: "Então e os políticos?!?!? Não falas deles??? Esses já não manipulam??? Não tapam os olhos às pessoas???"

Bem... Cada vez que venho a este espaço faço cada desabafo... :)
Lembrei-me de contar esta situação porque acho que de certa forma vinha ao encontro daquilo que tinha dito anteriormente...

Fiquem em Paz...


(Desculpem lá os meus grandes desabafos... Mas ando revoltada com a ideia que estas pessoas que andam à procura de algo superior que não querem admitir que é DEUS (porque assim deixa de ser fixe e passa a ser um totó) e que depois falam assim... E nem sabem sequer o que estão para ali a dizer... Desculpem... ;)


De com_argumentos a 28 de Março de 2007 às 13:12
- Gostaria de vir aqui mais vezes...infelismente sempre q tento fico com tudo bloqueado no meu PC :(

De todas as formas, vou tentanto pq tens sempre temas interessantes em dialogo :)

Fica bem :)***


De JOINCANTO a 28 de Março de 2007 às 15:47
Infelizmente nos nossos dias mistura-se muito a religião com espectáculo.


De marlenemaravilha a 28 de Março de 2007 às 16:41
Realmente fé é dom de Deus! Certeza das coisas que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Quanto mais intimidade com Deus, mas fé é acrescentada as nossas vidas.
Quanto ao post em si, realmente é necessário mudar a opinião do mundo que vê este evento como um ato corriqueiro e que todos já estão acostumados. Em todas as religiões é quase da mesma maneira. É preciso orar para que o Espírito Santo de Deus atue nos corações dos homens!
abraços


De Secreta a 28 de Março de 2007 às 17:48
De facto eu já não sei onde termina uma coisa e começa a outra ... Todas as situações são aproveitadas para se fazer negócio,e isso , pelo menos a meu ver , tira todo o verdadeiro sentido da Fé ...
Deixo um beijito :)


De Galeriacores1 a 28 de Março de 2007 às 18:11
Infelizmente isso é algo que ainda , em muitas partes do mundo, acontece sempre com coisas dessa natureza. Nas Filipinas, por exemplo, eles até chegam a pregar homens na cruz a sério (com pregos e martelo).
Julgo que esses programas culturais e artísticos de que fala o teu artigo não são e não deviam ser de forma alguma aceitáveis pelas paróquias. Julgo que as paróquias nesses casos é que têm culpa disso tudo. E, portanto, os padres não deviam nunca aceitar esse tipo de coisa.


Comentar post

=>A Foto do dia

=>postas recentes

=> Mudança dos tempos

=> Ponto final

=> 95 Primaveras

=> Festa da Fé_Leiria 2010

=> Coleccionando flores....

=> Passatempo

=> Para onde vais Portugal

=> Os tempos mudam

=> O CÚMULO DA IRONIA .........

=> Anedota da Páscoa

=>arquivos

=> Outubro 2010

=> Julho 2010

=> Maio 2010

=> Dezembro 2009

=> Outubro 2009

=> Abril 2009

=> Fevereiro 2009

=> Janeiro 2009

=> Dezembro 2008

=> Novembro 2008

=> Outubro 2008

=> Maio 2008

=> Abril 2008

=> Março 2008

=> Fevereiro 2008

=> Janeiro 2008

=> Dezembro 2007

=> Novembro 2007

=> Outubro 2007

=> Setembro 2007

=> Julho 2007

=> Junho 2007

=> Maio 2007

=> Abril 2007

=> Março 2007

=> Fevereiro 2007

=> Janeiro 2007

=> Dezembro 2006

=> Novembro 2006

=> Outubro 2006

=> Setembro 2006

=> Março 2006

=>pesquisar

 

=>Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


=>A passagem do dia

=>A citação

=>Escreva-me: pdivulg@sapo.pt

=>O Tempo por cá

=>Fases da lua


moon phases
 

=>Contador

=>mais sobre mim

=>tags

=> todas as tags

=>O meu selo

PDivulg

blogs SAPO

=>subscrever feeds